Gatão Apaixonado

O mundo uiva e enterra as garras nos nossos corações. Chamamos isso de memória.

As palavras contêm o passado da maneira que o compensado contém o vôo? Somos machucdos a cada dia de nossas vidas por colisões silábicas, nossos espíritos vergastados por combinações de vogais e consoantes? Num coquetel, digamos, ou num jogo de futebol, ou no casamento da nossa filha, você sentiria a Morte penetrando nas suas costelas se alguém pronunciasse o nome do seu ex-marido? Uma cor pode provocar sonhos ruins? Um milharal pode fazer você chorar? Nós irradiamos palavras pelas vidas que levamos? (…) Uma palavra pode fazer o seu coração parar, como se fosse arsênico?

Todos nós, sem dúvida, temos os nossos demônios. De um jeito ou de outro, somos perseguidos pelos fantasmas do nosso próprio passado, nossos amores perdidos, nossas burradas, nossas promessas quebradas, esposas entristecidas e filhos desaparecidos. E uma única tulipa é suficiente para nos lembrar disso.

 

Essas frases foram tiradas do livro Gatão Apaixonado, por Tim O’Brien.
Não, não liguem pro título. É o livro lindo que estou lendo. O nome é feio, confesso. Mas já que não se pode julgar um livro pela capa, tampouco devemos julgá-lo pelo título. Paguei R$9,90 nas Lojas Americanas, há algum tempo, e só o comprei porque o personagem principal é um catedrático de linguística – algo que o autor-narrador faz questão de reiterar ao longo da história. Impressões negativas à parte, o livro é lindo. Lindo lindo lindo. Homem com sensibilidade é tudo. E o que dizer de um homem perdidamente apaixonado, que de repente vê-se renegado, traído, trocado… daí surgem-se as reflexões em meio às histórias de sua vida, que mexeram com a minha também. Essas citações foram as melhores que li até agora, já que ainda não terminei o livro. É que não podia ficar sem dar meu testemunho… se eu mostrar pro meu namorado que estou lendo isso, aposto que ele iria rir da minha cara, no mínimo. Não me importa, porém. Só nós, mulheres, sabemos o que nos toca.
Portanto, me deem licença que eu vou logo ali retomar a minha leitura. 😉

Anúncios

2 Comentários to “Gatão Apaixonado”

  1. huuum… parece interessante. vou ver se encontro na Cultura ou na EV (minha pastora).

    beso e obrigado pela dica.

  2. Compre pela EV pq esse livro está consideralvemente mais caro nas livrarias convencionais…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: